Tumores em tecidos moles - Lipoma

Em relação a oncologia ortopédica os tumores podem ocorrer nos ossos,

porém também podem surgir nos tecidos moles, como músculos, tendões, ligamentos etc. Quando o paciente se depara com uma tumoração em tecidos moles, muitas vezes ela se mostra como abaulamento sob a pele, indolor e de consistência variável. Um dos tumores de tecidos moles mais comum é o lipoma. Por esse motivo a maioria das lesões, que acontecem nos tecidos moles, são inadvertidamente consideradas lipomas, que são tumores gordurosos simples, e consequentemente tratadas dessa forma. É essencial que antes de se planejar o tratamento cirúrgico de um tumor em tecidos moles seja feita uma avaliação por imagem com ressonância magnética, se possível com a utilização do contraste, além, é claro, do exame físico e história clínica realizados pelo médico.

Caso seja necessário, uma biópsia antes da cirurgia pode dar a confirmação do diagnóstico antes do tratamento definitivo.

A não investigação adequada de um tumor pode expor o paciente a tratamentos incorretos ou não ideais e complicações futuras caso a lesão não seja apenas um lipoma, mas um tumor maligno.