Tumor ósseo


Tumor ósseo ilustrativo

Os tumores ósseos são neoplasias (crescimento celular descontrolado) que ocorrem no tecido ósseo. Podem ser malignos (câncer) ou benignos, sendo estes mais frequentes.

Podem ainda nascer no tecido ósseo (primarios) ou vir de tumores que começaram em outros orgãos, como próstata, mama, rim, pulmão etc.

Dentre os tumores ósseos benignos os mais frequentes são: osteocondroma, encondroma, o cisto ósseo e o tumor de células gigantes, entre outros. Cada um destes tumores apresenta características distintas e tratamento diferentes.

Quando pensamos em tumores ósseos malígnos, estamos diante de um câncer ósseo. O mais comum é que tenham se originado em outro local e migrado para o esqueleto. Uma parte dos pacientes que possuem câncer vão apresentar lesões no esqueleto (metástases). Existem também os tumores malignos que nascem no osso, como o mieloma múltiplo, o osteossarcoma e o Tumor de Ewing.

Os diferentes tipos de tumor ósseo maligno devem ser abordados por especialistas na área de diagnóstico e tratamento. Boa parte deles necessitará de bióspia e tratamento cirúrgico.

Não hesite em consultar um ortopedista especialista em tumores ósseos.