A infiltração na coluna melhora a dor lombar? Pode prevenir uma cirurgia?


A dor lombar é a principal causa de incapacidade no mundo em indivíduos com mais de 45 anos de idade e um dos problemas de saúde mais comuns entre os adultos.



O tratamento inicial para a dor lombar é o uso de medicações e exercícios para melhorar a biodinâmica da coluna através de fisioterapia e outros métodos. Os pacientes que apresentam dores na coluna que não melhoram com esse tratamento - chamado de conservador, ou seja, quando não é realizado nenhum procedimento na coluna - são candidatos a outras técnicas para controle da dor.


Pacientes que não respondem a tratamentos conservadores muitas vezes passam por cirurgia na coluna.


Entre as várias intervenções que existem para o tratamento da dor nas costas,

injeções epidurais de esteroides, conhecidas como infiltração na coluna, são as mais amplamente utilizadas, trazendo grande benefício no alivio das dores.


A infiltração é um procedimento minimamente invasivo da coluna, ou seja, não é realizado um corte na pele e a recuperação do paciente é mais rápida do que a cirurgia da coluna. A taxa de utilização da infiltração lombar vem aumentando nos últimos anos.


Nas técnicas utilizadas de infiltração lombar, o objetivo é aplicar a medicação o mais próximo possível do local que está produzindo a dor, potencializando o seu efeito.


Existe evidência científica forte que a infiltração lombar controla a dor no curto prazo e uma evidência moderada que ela também controla a longo prazo. O tempo de ação das medicações utilizadas na infiltração da coluna pode chegar a 6 meses de duração.


Existem estudos demonstrando que a infiltração pode prevenir ou postergar a necessidade de cirurgias na coluna, em especial no primeiro ano após o procedimento.


A infiltração não deve ser vista como um tratamento isolado. O paciente que apresenta indicação de infiltração e quer evitar a cirurgia deve associar outras modalidades de tratamento como a fisioterapia para prolongar o beneficio da infiltração e buscar a melhora permanente.


Se você vem sofrendo com dores na coluna ou conhece alguém que não está apresentando melhora com o tratamento conservador, converse com um especialista. A infiltração de coluna pode ser uma opção para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, além de facilitar o tratamento conservador com exercícios.



REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS:


1- https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1529943014015691?casa_token=ZAJhEoeyFhIAAAAA:hT7d2PMUgo6h9GbamuN2K481bZP0tZmKKHtGqGMvtHginrBc0u4XfqYSB6ttMkAtpuHgEkhNGWiS


2- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33578022/